Piscando

Piscando
Mª Helena, Eldra, Helaine, Valdice, Adelice e Luciene

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Aulas interativas através de jogos divertidos e educativos

Educação e tecnologia: Uma aliança necessária.

 “Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05). Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.

 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Escola: Escola Professor Joaquim Augusto Mendonça

Turma: PréI

 Alunos: 04 a 05 anos de idade

 Plano de aula Nº. 01

Título: “DESENVOLVENDO A APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DAS TICs”.

 Tema: Utilizando os portais educativos.

 Conteúdos: Portais Educativos

  Objetivos: 
 Elaboração de um plano de aula que desenvolva as TICs, usando recursos dos portais educativos.
  Desenvolver a motricidade fina dos alunos com deficiência motora, a partir de jogos, contendo imagens de animação e som para localização;
  Desenvolver atividades lúdicas, a partir dos jogos online com os alunos.

 Estratégias: Levar os alunos da Educação Infantil, para uma aula de informática, no laboratório da escola, desenvolver lá com eles, aulas interativas através de jogos divertidos e educativos disponibilizado no endereço citado: http://www.edukbr.com.br/bubu_dada/duda/numeros/numeros.asp. Observando a participação de todas as crianças, na realização da atividade. Desenvolver a atenção, percepção auditiva e execução das ordens dadas pela professora na sala de informática.

 Recursos: • Computador; Portais Educativos e Interação dos alunos.

 Avaliação: Espera-se atingir os objetivos propostos neste plano de aula; para com as crianças, fazendo com que as mesmas valorizem essa metodologia diferente de ensinar, através dasTICs.

 Referência: http://www.edukbr.com.br/bubu_dada/duda/numeros/numeros.asp.

 Acadêmica: Eldra Vales dos Santos Rodrigues